quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Docinho de abacaxi


2 abacaxis picados (passar no liquidificador)
800 gramas de açúcar
1 côco ralado

Modo de fazer

Colocar tudo em uma panela alta, de fundo grosso e levar ao fogo mexendo sempre com colher de pau até soltar da panela. Se respingar proteger com a tampa da panela.

Colocar em uma travessa untada e deixar esfriar. Enrole e passe no açúcar cristal. Enfeite com cravo.

Dica: Depois de bater o abacaxi no liquidificador coloque numa peneira e deixe escorrer, naturalmente, para depois colocar na panela.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cajuzinho

1/2 kilo de amendoim torrado descascado e moido (pode moer no liquidificador) separe um pouco de grãos para na hora de enrolar
1 lata de leite condensado
Nescau até dar o ponto

Modo de Fazer

Coloque em uma vasilha o amendoim e o leite condensado e vá colocando o nescau até dar o ponto, mexendo com uma colher. Depois pode amassar com a mão(não vai ao fogo) enrole em formato de um triângulo e coloque o amendoim na parte mais grossa.

Brigadeiro


1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de nescau(pode ser 2 de nescau e 2 de chocolate em pó)
2 colheres de sopa rasa manteiga

Modo de Fazer

Coloque em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau ou de silicone própria para ir ao fogo (não de alumínio). Mexa atá soltar do fundo da panela ai coloque em uma travessa untada para esfriar. Enrole as bolinhas e passe no chocotate granulado .

Dica:Para o brigadeiro ficar macio e brilhoso tem que mexer sempre e quando soltar nas laterais da panela e no fundo esta na hora de tirar .

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Docinhos de festa de Crianças

Docinho Rosa de Gelatina

2 latas de leite condensado
2 folhas de gelatinas vermelhas
1 gema
1 colher de sopa de manteiga

Modo de fazer

Coloque em uma panela o leite condensado,e na própria lata do leite condensado,
dissolva a gelatina (corte as folhas com uma tesoura bem pequeno, molhe com agua fria, escorra) e dissolva no minimo de água fervendo mais ou menos um dedo de água da lata. Coloque os outros ingredientes e vá ao fogo mexendo sempre, mais ou menos 15 minutos. Quando estiver soltando da panela, no fundo e nas laterais, coloque em uma travessa untada. Quando estiver frio enrole as bolinhas com a palma da mão untada e passe no áçucar cristal, de preferência do rosa.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pavê fino de chocolate branco





Ia comemorar o niver da minha Lorena (minha filha) , ela curte receber os amigos e adora que a mamãe faça um jantarzinho para ela. Liguei para a Enemar ( minha grande amiga) que sempre tem novidades em receitas. Ela me deu esta, que fez o maior sucesso. Estou presenteando a vocês ...

Pavê Fino de Chocolate Branco

Ingredientes:

200 gr de biscoito de maizena ( eu prefiro de leite)

Para o creme branco:

400 gramas de chocolate branco
1 lata de creme de leite
1 colher de manteiga
3 gemas peneiradas
1/3 de chá de açucar confeteiro
1 caixinha de creme cheese
1 xicara (chá) de chantilly
1 colher (sobremesa) de êssencia de baunilha
3 colheres sopa de rum

Preparo

Coloque o chocolate branco, o creme de leite e a manteiga em uma tigela. Leve ao banho maria. Mexa até que esteja liso e brilhante. Á parte, bata na batedeira as gemas com o açúcar e junte o creme de chocolate branco totalmente frio. Bata bem. Por último misture o cream cheese e os demais ingredientes, misturando delicadamente e reserve.

Para o Creme de Limão

1 Lata de leite condesado
1 lata de creme de Leite
1/2 lata (medida do creme de leite) de suco de limão espremido no espremedor de frutas de coado
Raspa de limão a gosto

Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve

Para o Recheio

300 g de chantily (uma garrafinha de creme de leite fresco e 2 colheres de açúcar, bata na batedeira até o ponte de creme, mais ou menos 10 a 15 minutos) ou faz o de caixinha mesmo.

Montar

Em uma taça de pé alto, faça as camadas de chantily, creme branco, biscoitos, chantily,creme de limão e assim sucessivamente, até terminarem todos os ingredientes. Leve a geladeira forrado com filme plástico até o dia seguinte. Decore com raspas de limão e cerejas.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Patê de Grão de Bico


Adorei quando a Lucia ( como disse anteriormente vou colocar mais receitas dela aqui) me deu esta receita. Achei fácil, prática e gostosa. Pra quem gosta de culínaria Árabe, ou mesmo para servir de entrada num jantar, é muito bom. Para acompanhar saladas também é ótimo...

Patê de grão de bico

2 xicaras de grão de bico cozido
2 dentes de alho
1/2 xicaras de azeite
1 /2 xicaras de óleo
1 colher de sopa de tahine ( pasta de gergelim)
suco de 2 limões e sal a gosto

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em vasilha com tampa na geladeira...

Dica : Eu cozinho o pacote de meio kilo de grão de bico na panela de pressão e guardo as porções certas (2 xicaras) para fazer o patê no frezzer. Em emergência é uma boa solução...

Beringela Assada


Eu tenho muitas receitas de patê de beringela, mas resolvi colocar esta em especial, que era a que meu pai fazia e ele deixou no meu caderno. Ele gostava muito deste patê, me da uma lembrança boa, lembrando ele preparar esta receita. Das receitas que ele fazia esta é a mais delicada, pois todas as outras que ele cozinhava eram pratos pesados, tipo feijoada, buchada... Tudo que ele fazia tinha um tempero bom. Saudades do seu Jairo... meu pai querido...
mas vamos á receita...

Beringela Assada

4 beringelas médias
1 cebola grande
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo (se gostar coloque 1 pimentão verde)
1/2 copo de passas preta
1/2 copo de passas brancas
1/2 copo de azeitonas verde sem caroços
1/2 copo de vinagre de maçã
1/2 copo de azeite doce
sal a gosto

Modo de Fazer

Corte as beringelas com casca bem pequeninhas( em quadradinhos ) na água e sal. Todos os ingredientes do mesmo jeito, inclusive a azeitona. Escorra a beringela e misture tudo em uma vasilha. Coloque em um tabuleiro (assadeira) os ingredientes liquidos e o sal. Misture com uma colher e coloque no forno por uma hora, mexendo de vez em quando, até ficar bem sequinha. Se quiser, amasse um pouco com o garfo. Conserve em vasilha de tampa na geladeira...