quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pernil de Natal



Estava numa confraternização de Natal na casa da Bete, uma amiga do coração, muito querida e foi servido este pernil. Me servi, esperando que a carne fosse seca e uma boa parte sem tempero (como a maioria que eu ja tinha feito e sempre justificava, sem saber por que não temperava a carne toda). Para a minha surpresa, o pernil estava todo temperado e muito gostoso, e com uma cor ótima. E quando gosto de uma coisa vou atrás para pedir a receita. Quem tinha levado foi a Lúcia, irmã da Bete e minha amiga também. É gente, não tive irmã, mas Deus me deu ótimas amigas, a minha mãe sempre me falava isso. A Bete e a Lucia são amigas que sei que posso contar...

Mas vamos a receita

Pernil de Natal

1 Peça de pernil de mais ou menos 6 kl
1 garrafa de vinho tinto seco
150 gramas de tempero completo com pimenta (dos comprado pronto)
7 dente de alho moído
1 colher de sopa de pimenta calabresa
1 xicara de café cheia de manjericão
1 xicara de café de alecrim
1 saco plástico transparente grande

Modo de fazer

Na véspera lavar com limão, furar o pernil e massagear com os temperos. Colocar dentro do saco plástico e colocar o vinho tinto. No dia de assar, retirar 1 hora antes da geladeira, colocar no tabuleiro e cobrir com 4 voltas de papel alumínio, bem lacrado. Forno de 200 graus por 4 horas. Tira o papael aluminio e deixa dourar mais ou menos 1:30 hs .
Muito bom para um jantar ou no Natal mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário